segunda-feira, 11 de junho de 2007

Pessimamente impactante

Estou me refazendo do susto... Hj, ao ler as manchetes do dia, me deparei com a catastrófica notícia que no princípio de julho um asteróide com mais de 500km de diâmetro se chocaria com a Terra. A fonte, Observatório de Asteróides.
Freqüentemente visito sites de astronomia, por me interessar pelo assunto e sempre repasso notícias para alguns amigos que também gostam. Hoje não foi diferente. Aós ler a desagradável notícia, comecei a vasculhar em todos os sites de busca algo sobre o fatídico 2-Pallas. Achava somente informações de que era realmente um asteróide muito grande, situado no cinturão Marte-Júpiter.
Alguns minutos depois, para total alívio e uma vontade fdp de pegar o dono da idéia e enfiar no núcleo do asteróide, recebo um email de um amigo, com a cópia de um post que ele encontrou não sei em que blog, pois ele não citou. Segue o email:

Teaser de "impacto" da Citroen

Hoje, 11/06/2007, quem entrou no site do ESTADÃO viu a notícia de um possível impacto do asteróide Pallas com a Terra.

Ao clicar no link, ao invés de abrir a notícia completa no site do ESTADÃO, o leitor era levado para um outro site (veja ao lado ou clique aqui) com notícias vagas sobre a mudança de curso do asteróide Pallas.

Desconfiado, fui buscar mais informações e notei que mais ninguém noticiava o fato.

Comecei a perceber então que se tratava de uma estratégia publicitária:

Ao passar o mouse sobre a notícia, o que se vê é o seguinte link:
http://rmbannerserver.agestado.com.br/RealMedia/ads/click_lx.ads
/www.estadao.com.br/home_portal/2071080731/Middle/
citroen_110607/pallas_estadao.htm/633931613234356634
36336632616130

Nota-se a indicação citroen_110607, ou seja, provavelmente um anúncio publicitário da Citroen. E de fato, a marca pretende lançar em meados de Julho (assim como a notícia sobre o asteróide) um novo modelo de carro chamado Pallas.

veja a notícia no site do IG.

Para confirmar o fato, fui atrás do responsável pelo registro do domínio www.mundodaastronomia.com e vejam só o nome do responsável pelo domínio:
--------------
Registrant Contact:
Peugeot-Citroen do Brasil Automoveis Ltda
Marina Querini (marina@rumba.com.br)
92237727
Fax: 36466200
Av. Imperatriz Leopoldina
Sao Paulo, 05305-000
BR
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Ou seja, trata-se de um TEASER de lançamento do novo Citroen Pallas. Mas fica ainda a minha pergunta: será que foi somente eu que achei esse teaser sem graça e até de mau gosto? Vou ficar de olho no decorrer dessa campanha publicitária para checar se essa história melhora.. ou piora de vez. É claro, a campanha fez eu correr atrás de mais informações e portanto, ponto positivo para a estratégia publicitária, mas fazer uso de uma notícia catastrófica... achei apelativo.. demais.

Apesar do POST anterior eu comentar sobre nossa superioridade em relação à publicidade no exterior, às vezes nós também erramos. Será que o desespero dos publicitários para chamar a atenção está levando-os a apelar para uma publicidade disfarçada de jornalismo de fundo de quintal, ao estilo do extinto "Aqui, Agora" do SBT?

Como não canso de repetir, a publicidade on-line ainda está descobrindo sua própria linguagem. A moda agora é o marketing viral, marketing de guerrilha. Excelentes profissionais desse meio estão sempre testando novas alternativas e com isso, correm o risco de errar feio. Ao que tudo indica, essa campanha teve a participação da agência de marketing digital Rumba, do André Cury, que por sinal, é um ótimo profissional. Talvez a idealização não seja dele, pode ser uma campanha que pronta, oriunda de outra agência, mas enfim, é o nome da agência dele que também aparece no registro do domínio. Assim, deixo aqui o espaço aberto caso ele queira justificar o conceito criativo da campanha.

O espaço também está aberto aos leitores desse blog, caso queiram deixar sua opinião sobre essa ação de comunicação da Citroen.

UPDATES:

- 6 horas após a postagem aqui no BLOG já haviam mais de 40 comentários postados. Pelo visto realmente não fui somente eu que considerei de mau gosto.

- Alguns leitores alertaram sobre a indicação "publicidade" na foto da capa do ESTADÃO. Realmente, estava ali, mas confesso que não me esclareceu muito, já que leva para um suposto site de uma comunidade científica, e ali, mais nada indicava se tratar de publicidade.

- Também complementam a notícia alguns leitores informando que viram a chamada na capa do portal UOL. Ou seja, compraram mais espaços de mídia além do ESTADÃO. Fica a questão: até onde vai o limite da isenção x responsabilidade do veículo sobre o espaço que ele vende para publicidade? Obviamente não luto pela censura, mas pela responsabilidade social.

- Li comentários falando sobre um princípio de pânico na família. Ora, é isso que podemos chamar de boa repercussão da propaganda?

- Um leitor comenta que não há nada de "ilegal". Respondo: nem mesmo cheguei a refletir sobre a questão da legalidade, fico é preocupado com a questão "criativa". É essa forma de criatividade que devemos incentivar em nossos publicitários?


Se alguém souber de qual blog vem essa notícia, avise que darei os créditos.

UPDATE: CRÉDITOS DO BLOG CITADO e-code

Obrigada, Welton.

5 comentários:

Unknown disse...

perdi 10 minutos do meu precioso tempo para descobrir que era uma noticia falsa, depois perdi mais meia hora pra decidir o que eu poderia fazer a respeito ja que nao gostei dessa propaganda de mau gosto.

Sugestao, entrem no site da citroen e mandem suas criticas.
Eh claro que o mesmo "iluminado" que fez/autorizou essa propaganda, pode achar que comentarios, mesmo que ruins, signifiquem que a campanha esta fazendo sucesso. Mas eu acho que nao, normalmente multinacionais ficam preocupadas quando percebem que qualquer coisa possa estar colocando sua imagem em risco.

o link direto para msg para o marketing da citroen eh:
http://www.citroen.com.br/novosite/scripts/contact/home/contact_send_marketing.aspx?idPropriedade=6

ou se preferirem entrem no site:
http://www.citroen.com.br
selecionem a opcao >>> contato
selecionem opcao >>> Marketing

abracos,
Victor

Gabriela Nardy disse...

Olá,

Sou editora do Jornal de Debates ( www.jornaldedebates.com.br ), um jornal colaborativo na internet que periodicamente propõe debates sobre assuntos da atualidade. Essa semana entraremos com uma discussão relacionado aos limites das campanhas virais de publicidade.
Encontrei no seu blog um post ( http://diva-gacoes.blogspot.com/2007/06/pessimamente-impactante.html )sobre a campanha para o lançamento de um novo carro que utilizou a notícia de que um asteróide poderia se chocar com a Terra, e gostaria de convidá-la a escrever um artigo para nós.

Qualquer dúvida, por favor, entre em contato.

Grata
Gabriela Nardy
gabriela@jornaldedebates.com.br
Editora - Jornal de Debates

Anônimo disse...

Créditos.

http://www.messa.com.br/eric/ecode/2007/06/teaser-de-impacto-da-citroen.html#comments

eu vi lá!

Anônimo disse...

CARALHO !

Anônimo disse...

Você fez algumas observações bom lá. Eu fiz uma pesquisa sobre o assunto e encontrada principalmente as pessoas com o consentimento do seu blog.